Reunidos em Bruxelas, líderes europeus buscam acordo para salvar o euro e a economia do continente

Esforço total – Os chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE) tentarão nas próximas horas chegar a um acordo para garantir a unidade política e monetária do Velho Mundo. Os líderes, que se reúnem nesta quinta-feira (8) e amanhã, sexta-feira (9), buscarão as condições mínimas necessárias para a estabilidade da moeda única, o euro, cujo futuro tem sido alvo de diversas discussões, inclusive com a possibilidade de alguns países deixarem o bloco econômico por conta das sérias dificuldades econômicas que enfrentam.

O Conselho Europeu se reúne em Bruxelas, na Bélgica, mas o encontro será precedido de um jantar informal, no qual os líderes políticos da analisarão os últimos acontecimentos nos mercados financeiros e a crise econômico-financeira que vem chacoalhando a Europa.

“É indispensável que, com base nas importantes medidas tomadas até agora, cheguemos a acordo sobre uma abordagem mais abrangente, que deverá incluir o reforço dos nossos instrumentos de gestão de crises a curto prazo, bem como a determinação em adotar, a médio prazo, novas medidas destinadas a apoiar a nossa união econômica”, refere o presidente do Conselho Europeu, o belga Van Rompuy, na carta-convite endereçada aos líderes dos países da UE.

“Ao longo dos últimos meses tomamos importantes decisões para reforçar a nossa governança econômica, incentivar o crescimento e a criação de emprego e para garantir uma energia segura, sustentável e acessível. Chegou agora o momento de as pormos integralmente em prática”, declarou Van Rompuy.

O encontro terá como foco principal as questões econômicas, em especial as medidas que visam ao crescimento econômico do bloco, o aprofundamento da convergência entre os Estados-membros e a disciplina fiscal na chamada zona do euro (grupo de países que adotaram a moeda única), incluindo a possibilidade de algumas mudanças ao Tratado de Maastricht, assinado em 1992 e que rege o funcionamento da UE. Durante o encontro será formalizada a adesão da Croácia à União Europeia.