Bloqueio da Avenida Paulista por causa da decoração de Natal é um atentado contra o direito à vida

Coisa de doido – A decoração natalina na cidade de São Paulo tem tomado o noticiário. Por causa dos investimentos públicos para deixar pontos da cidade com o espírito das festas de final de ano, a prefeitura paulistana decidiu torrar um pouco do dinheiro do contribuinte com a veiculação de campanha publicitária que fala sobre o tema.

Na Avenida Paulista, por exemplo, circular de carro depois das 20 horas era quase impossível nos primeiros dias após a inauguração do presépio instalado pela prefeitura e das decorações patrocinadas por instituições financeiras. No último final de semana, a Companhia de Engenharia de Tráfego decidiu radicalizar e bloqueou a Avenida Paulista à noite, permitindo o acesso à mais importante via da cidade somente aos pedestres.

Muito antes da interdição, circular pela região após determinado horário era tarefa impossível, pois as vias que levam à Avenida Paulista permaneciam tomadas por carros, como se fosse uma procissão motorizada.

Em rota de colisão com o Ministério Público, que entende ser ilegal o bloqueio da via, mesmo que de forma parcial, o prefeito Gilberto Kassab pensa na direção contrária e comemora o sucesso da decoração instalada na avenida. “A Paulista é uma festa”, disse Kassab, que gostaria que outros pontos da cidade tivessem o mesmo movimento. Acontece que um Termo de Ajustamento de Conduta firmado pela prefeitura de São Paulo permite que a Avenida Paulista seja bloqueada apenas para três eventos: Parada Gay, Corrida de São Silvestre e Festa de Réveillon. O que também é um enorme absurdo.

O alcaide paulistano erra enormemente ao tratar o tema apenas sob a ótica eleitoreira, pois, como vem alertando o ucho.info há anos, a Avenida Paulista, centro financeiro do País, garante o acesso aos dez mais importantes hospitais da cidade (Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa, Santa Catarina, Emílio Ribas, Hospital do Coração, 9 de Julho, Sírio-Libanês, Instituto do Coração, Hospital das Clínicas e Instituto do Câncer de São Paulo). Se acometido por um súbito problema de saúde no começo da noite, um morador da região da Avenida Paulista corre o sério risco de morrer por falta de atendimento, uma vez que o serviço de resgate dificilmente chegará em tempo de socorrer a vítima. Tudo porque Gilberto Kassab, o irresponsável, está em campanha para fazer o sucessor.