Após dores abdominais, Tite passa por cirurgia em hospital de São Paulo e tem alta médica

No estaleiro – Campeão brasileiro de 2011, o técnico Adenor Leonardo Bachi, o gaúcho Tite, foi internado e operado no sábado (7) de uma hérnia inguina encarcerada. A cirurgia, realizada pelo médico do clube Mario Gimenez, com coordenação de Joaquim Grava, chefe do departamento médico do Sport Clube Corinthians Paulista, demorou pouco mais de uma hora. O comandante corintiano teve alta na manhã deste domingo (8).

Tite trabalhou normalmente na manhã de sábado, mas em seguida procurou o departamento médico do Corinthians queixando-se de mal-estar. O treinador foi internado às pressas no Hospital São Luiz, na Zona Sul da capital paulista, para a realização da cirurgia.

De acordo com Grava, Tite ficará afastado do trabalho por dez dias. Com isso, o treinador não vai comandar o time no amistoso contra o Flamengo, no dia 15, em Londrina. “Na terça-feira, o Tite poderá estar no CT, mas não trabalhando. Ele poderá acompanhar o treino, mas não poderá fazer esforço. Vai demorar de sete a dez dias para ele estar em campo”, disse Joaquim Grava em entrevista à Rádio Bandeirantes. “Ele mesmo achou melhor fazer agora. Perde um pouquinho da pré-temporada, mas estará em plenas condições em fevereiro para o Campeonato Paulista e a Libertadores”, completou o médico.

O Corinthians estreia no Campeonato Paulista no próximo dia 21, diante do Mirassol, no Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu). Na Copa Libertadores da América, um dos sonhos do alvinegro, o time do Parque São Jorge estreia no dia 15 de fevereiro, contra o Deportivo Táchira, na Venezuela.
No comando do onze corintiano desde outubro de 2010, Tite renovou o contrato com o Timão, por mais uma temporada, em dezembro passado. Desde que chegou ao Parque São Jorge, Tite conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 2011 e foi vice-campeão do Paulista.

Hérnia inguinal

Hérnia inguinal é a protrusão de uma alça do intestino através de um orifício que se formou na parede abdominal na região da virilha. As hérnias acontecem por descuido da natureza na formação dessa parede, que tem de suportar pressões muito altas. As hérnias inguinais correspondem a 75% de todas as hérnias abdominais. Esse tipo de hérnia é 25 vezes mais comum em homens do que em mulheres e são divididas em diretas e indiretas (mais comuns). O tratamento das hérnias inguinais é cirúrgico.

Não é só a pressão provocada pelos exercícios que contraem a musculatura do abdômen. Durante o esforço da evacuação, a parede abdominal funciona como uma prensa, da qual as mulheres também se valem, na hora do parto, para expulsar o feto do interior do útero.

Hérnia inguinal encarcerada

A hérnia inguinal encarcerada é aquela que fica presa na virilha ou escroto e não pode ser massageada de volta ao abdômen. Ocasionada pelo inchaço, a hérnia inguinal encarcerada pode levar a hérnia estrangulada, na qual o suprimento de sangue ao intestino delgado fica prejudicado.

Se não for tratada, hérnia inguinal estrangulada também pode provocar náusea, vômito e infecção severa. Se a cirurgia não for feita rapidamente, a hérnia inguinal estrangulada pode ser ameaça à vida e o intestino afetado pode morrer.