Dirigente da FIFA considera a capital cearense como forte candidata para receber o sorteio da Copa

Alça de mira – O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, elogiou o andamento das obras da Arena Castelão, em Fortaleza, e se mostrou impressionado com o centro de eventos da capital cearense, que pleiteia ser a sede do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014. Acompanhado pelo ex-jogador Ronaldo Nazário de Lima, membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), Valcke visitou na manhã desta terça-feira (17) o edifício do centro de eventos e em seguida o Estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão.

“Vocês me conhecem. Se tenho que falar alguma coisa negativa, eu falo. O centro de eventos que eu vi hoje é impressionante. Pode-se dirigir um ônibus lá dentro. Há uma grande possibilidade que seja a sede do sorteio, um evento pra três mil convidados e mil trabalhadores de imprensa. São vários candidatos, mas há uma grande possibilidade”, afirmou Jérôme Valcke na coletiva de imprensa.

Em seguida, Valcke voltou a dizer, desta vez aos jornalistas, que Fortaleza é forte candidata para receber o sorteio. “São Paulo e Rio de Janeiro também concorrem, mas o Rio já recebeu o sorteio das Eliminatórias e queremos dividir os eventos entre as cidades, então, o Rio não deve receber. Mas o COL fará sua avaliação e vai passar à FIFA.”

Ronaldo Nazário, por sua vez, afirmou que foi uma grata surpresa a visita ao centro de eventos: “No Brasil não vi nada parecido e com certeza será de bom uso para a Copa do Mundo”.

Mobilidade

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), e a empresa contratada para a execução de quatro projetos de mobilidade urbana na capital cearense assinaram a ordem de serviço para que as intervenções sejam iniciadas.

“São quatro grandes obras da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo que o município se comprometeu a realizar, são construção de túneis, malha viária, iluminação, escoamento de água das vias, que vamos começar imediatamente. A empresa já está contratada”, informou a prefeita fortalezense.

Arena

Com 54% das obras concluídas, o estádio Castelão já tem duas das quatro etapas concluídas. A previsão de entrega da futura arena da Copa das Confederações e da Copa do Mundo é dezembro deste ano. “Tenho certeza de que Fortaleza está ansiosa para receber a Copa. A cidade está muito próxima de entregar um dos primeiros estádios, e essa ansiedade se reflete no esforço para as obras de mobilidade, estádio e aeroporto. Tenho uma palavra para vocês: parabéns, vocês estão de parabéns”, disse Valcke na coletiva.

A comitiva segue para Salvador e ainda nesta terça-feira visita as obras de outra arena da Copa, a Fonte Nova.