Justiça de São Paulo proíbe o humorista Rafinha Bastos de vender DVDs

Silêncio forçado – Rafinha Bastos está proibido de fazer piadas que envolvam deficientes físicos ou mentais, sob pena de incorrer em multa. O humorista, que recentemente foi alvo de polêmica por causa de ofensa à cantora Wanessa Camargo, também terá de recolher os exemplares de seu DVD, “A Arte do Insulto”, pelo mesmo motivo.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (Apae-SP) ingressou com ação cível contra Bastos, por recomendação do secretário municipal da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, Marcos Belizário. Com a decisão da Justiça favorável à Apae, Rafinha Bastos não pode mais mencionar a entidade em suas apresentações, sendo que “toda e qualquer referência degradante às pessoas portadoras de deficiência ou portadoras de necessidades especiais” está banida.

As decisões valem para todas as apresentações do humorista, independentemente do meio de divulgação. Alguns vídeos publicados no YouTube poderão ser retirados do ar. Caso não cumpra as decisões, Rafinha Bastos terá de pagar multa de R$ 30 mil por evento. Os DVDs devem ser recolhidos a partir desta quinta-feira (2) sob pena de multa diária de R$ 20 mil, a partir do 21º dia da decisão judicial.

A direção da Rede Bandeirantes de Televisão (Band) decidiu banir o humorista do programa CQC. É importante destacar que é enorme a distância entre o humorismo e a “arte do insulto”. No dicionário Houaiss, um dos melhor da língua portuguesa existentes no País, a palavra insulto tem as seguintes definições: 1. “palavra, atitude ou gesto que tem o poder de atingir a dignidade ou a honra de alguém “; 2. “falta de respeito, desprezo, por outro ou por suas crenças”. Resumindo, insulto não é humor. (Com informações do AdNews)