PT federaliza a disputa pela prefeitura de SP e Planalto pode fazer reforma em busca de apoio

Vale tudo – Durante longas semanas, o PT flertou com Gilberto Kassab, que pretendia apoiar a candidatura do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, à prefeitura de São Paulo. O flerte, que pelo lado petista se deu através de Luiz Inácio da Silva, durou até o momento em que José Serra decidiu entrar no páreo. Com a chegada de Serra, o apoio de Gilberto Kassab foi automático, sempre lembrando que o presidente nacional do PSD ainda tem esperança de indicar o vice na chapa tucana.

Diante da decisão de Gilberto Kassab, que migrou para a campanha ainda não oficial de Serra, o candidato petista declarou que se sente mais à vontade sem o apoio do prefeito da cidade de São Paulo. Trata-se de um discurso encomendado, pois é notório o temor que domina os bastidores por causa de uma eventual derrota de Fernando Haddad, que continua patinando nos índices das pesquisas de intenção de voto.

Para contrapor a fala do desconhecido Haddad, o Palácio do Planalto está se movimentando para alavancar o candidato do PT na capital paulista. A estratégia é evitar que alguns partidos da chamada base aliada, esquecidos pelos palacianos nos últimos tempos, sejam contemplados com cargos na máquina federal. Em troca, tais legendas apoiariam a candidatura de Fernando Haddad. Para isso não está descartada uma pequena reforma ministerial, o que permitiria ao governo fazer alguns agrados a partidos como o PR, recentemente escorraçado do Ministério dos Transportes, e o PDT, que ameaça lançar o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, como candidato à prefeitura da maior cidade brasileira.

A operação do PT palaciano se deve ao fato de a legenda tentar, há anos, destronar o PSDB em São Paulo. Como o sonho é chegar ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, o projeto tem como ação principal a conquista da prefeitura paulistana. Como plano B, o PT alicerça uma operação para arrebatar prefeituras de importantes cidades do interior paulista.