Procon-SP determina suspensão temporária das vendas do Americanas.com e do Submarino

Braços cruzados – Órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, a Fundação Procon-SP determinou nesta quarta-feira (14) a suspensão por 72 horas, a partir de amanhã (quinta-feira), das vendas dos sites de comércio eletrônico Americanas.com, Submarino e Shoptime, todos controlados pela B2W Companhia Global do Varejo. Além da paralisação das vendas em todo o estado, a empresa terá de pagar multa no valor de R$ 1,744 milhão.

O número de atendimentos com problemas dos sites da B2W saltou de 2.224 em 2010 para 6.233 no ano passado, aumento de 180% no período, sendo que a maioria das ocorrências teve como motivo a falta de entrega do produto ou defeito do mesmo.

“Isso é um descaso, desrespeito ao consumidor. Fizemos várias tentativas chamando a empresa para o diálogo no Procon, mas o problema não foi resolvido”, afirma o diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

Em 10 de novembro passado, a B2W recorreu da decisão em primeiro grau publicada no “Diário Oficial do Estado de São Paulo”. Agora, para a nova decisão não cabe qualquer recurso administrativo, sendo que a sanção pode ser contestada na Justiça. Até o momento, a assessoria de imprensa da B2W ainda não se pronunciou sobre a decisão do órgão de proteção ao consumidor.

O consumidor que tiver problemas com a entrega de produtos e serviços deve recorrer ao Procon-SP.