Livro conta a história de Coco Chanel, mulher de personalidade forte que transformou talento em mito

Sempre ela – Nove entre dez mulheres ao redor do planeta sempre sonharam em ter no guarda-roupa pelo menos uma peça com a marca Chanel. Se até então isso não foi possível, o negócio a partir de agora é levar Coco Chanel para a estante de casa.

Responsável por criar um divisor de águas no mundo da moda, Gabrielle Bonheur Chanel, foi abandonada em um orfanato da França, o Colégio Nossa Senhora da Misericórdia. Aos dezoito anos, Gabrielle Chanel estreou no mundo da moda como costureira em uma loja de enxovais. Mas foi em 1910, com a ajuda do grande amor de sua vida, o milionário inglês Arthur Capel, que ela abriu em Paris uma loja de chapéus. A partir de então, o sucesso foi uma questão de tempo, que foi entremeado por episódios de todos os naipes.

O apelido Coco surgiu de uma música que a na juventude a estilista insistia em cantar nas noites parisienses, “Quem viu Coco no Trocadero?” (“Qui qu’a vu Coco dans l’Trocadéro?”).

Coco Chanel tornou-se símbolo de elegância e estilo. Referência para muitos dos que frequentam o universo da moda, Coco é um ícone que vai muito além do chamado “pretinho básico” e do perfume que leva o seu nome.

Ex-editora da Vogue britânica e da Observer Magazine, Justine Picardie conta em “Coco Chanel – A vida e a lenda”, livro lançado no Brasil pela Editora Nova Fronteira, como esse ícone extemporâneo da moda conseguiu transformar a própria vida em um eterno e cobiçado desfile sem fim.

Passadas mais de três décadas de sua morte, em 10 de janeiro de 1971, em Paris, aos 87 anos, em 1971, Coco Chanel fez da personalidade forte e do estilo inconfundível o ponto de partida da Maison que continua influenciando a moda de forma tão impressionante quanto ininterrupta. Mulheres de todas as idades continuam se rendendo ao padrão de elegância eternizado pela estilista.

O incontestável talento de Coco Chanel para as coisas da moda contou com a ajuda de algumas celebridades, que como consumidoras acabaram divulgando itens criados pela estilista. A atriz Marilyn Monroe se identificou com o perfume Chanel nº 5, enquanto Jackeline Onassis foi uma espécie de outdoor constante para os tailleurs, óculos e sapatos criados por Coco, que até hoje ditam tendências.

Durante dez anos, Justine Picardie entrevistou amigos íntimos e familiares de Chanel – entre eles Karl Lagerfeld, um dos maiores conhecedores da história da estilista e da Maison – não sem antes ter percorrido muitos dos seus passos, o que permitiu reunir no livro os fatos e os mitos que até hoje embasam uma história de vida tão rica quanto suas próprias criações.

Serviço
“Coco Chanel: A lenda e a vida”
Autor: Justine Picardie
Editora: Nova Fronteira
Número de páginas: 384
Preço sugerido: R$ 49,90