Câmara do DF amplia utilização dos seus espaços culturais e cria Conselho Curador

Portas abertas – A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) regulamentou na última quinta-feira (29) o uso das dependências do Legislativo distrital para promoções culturais regulares, inscrevendo-se, dessa forma, no rol das instituições que fomentam as artes, a cultura e o conhecimento. Isso só foi possível com a publicação, no Diário da CLDF, do Ato nº 30 da Mesa Diretora que cria o Conselho Curador de Cultura da Casa.

Caberá aos seis membros do Conselho propor à Mesa Diretora a agenda cultural da Casa, montada a partir da procura dos interessados em promover eventos nos diversos espaços a serem oferecidos com tal finalidade, propor parcerias estratégicas com diversas instituições públicas e privadas. Estará ainda mais aberta a sugestões de artistas e agentes culturais.

A CLDF já participa das atividades culturais do DF com o patrocínio do “Troféu Câmara Legislativa”, prêmio concedido aos melhores filmes realizados por produtores do Distrito Federal e apresentados durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que este ano vai realiza sua 45ª edição. Além disso, desde que se transferiu para a nova sede, A CLDF vem abrigando, no foyer do plenário, exposições plásticas, como a recente mostra de Marysia Portinari.

Espaços culturais

O Ato da Mesa Diretora nº 30, publicado no Diário da Câmara Legislativa, define os espaços internos e externos aptos a receberem eventos artísticos, acadêmicos, educativos, científicos e literários. São ao todo seis espaços: o foyer do plenário e do auditório, o auditório, a galeria do Espelho D’Água, o pátio das comissões e a Praça do Servidor.

Cada um desses espaços tem suas peculiaridades. Oferecem diversas possibilidades de uso, como lançamentos de livros, exposições, demonstrações, coquetéis, confraternizações, apresentações artístico-culturais e seminários, entre outros. Cabe à Mesa Diretora autorizar o uso dos espaços mencionados, cuja ocupação vai depender do cumprimento de diversos requisitos.