Governador do DF troca o comando da PM em meio a crise na corporação e aumento da violência

Sob nova direção – Na tarde desta segunda-feira (9), o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, convocou uma reunião para definir uma série de ações relacionadas ao Plano de Segurança do Governo. Além de determinar o reforço no policiamento em todas as cidades, com apuração dos casos de descumprimento a essa determinação, Agnelo Queiroz decidiu substituir o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal.

Até então ocupando o cargo de secretário-adjunto da Segurança Pública, o coronel Suamy Santana foi anunciado como novo comandante da Polícia Militar do DF, em substituição ao também coronel Sebastião Davi Gouveia.

A troca no comando da PM foi anunciada pelo secretário Sandro Avelar (Segurança Pública), no momento em que ganha força a “operação tartaruga” iniciada em 15 de fevereiro, como protesto contra a falta de reajustes salariais.

No último final de semana, algumas mensagens publicadas nas redes sociais foram atribuídas a PMs que supostamente comemoravam os resultados do movimento. A comemoração (sic) teve como referência a onda de crimes praticados no DF durante o feriado prolongado da Semana Santa. Avelar disse que esses integrantes do movimento serão punidos.

Antes da reunião que terminou com a troca no comando da PM, Agnelo Queiroz foi taxativo: “Não vamos aceitar medida alguma que ponha em risco a população. Ao detectar isso, seremos muito rigorosos, faremos inquérito policial e tomaremos todas as providências para termos um melhor funcionamento do nosso policiamento. Nossa polícia é uma boa polícia, é bem preparada é bem paga e uma minoria não pode responder ou tentar desmoralizar uma instituição como essa que é muito querida e respeitada pela população do DF”.

Além da troca de comando da corporação, o governador Agnelo Queiroz determinou a unificação das ordens do Comando-Geral da PMDF, com todos os batalhões empenhados no policiamento ostensivo. Não estão descartadas punições para quem descumprir essas orientações.

A cerimônia de transmissão de posse na PMDF ocorrerá nos próximos dias. Ainda não foi definido o nome do próximo secretário-adjunto de Segurança Pública do Distrito Federal.