São Paulo FC está liberado para iniciar obras de modernização do Estádio do Morumbi

Sinal verde – O São Paulo Futebol Clube conseguiu junto à prefeitura da capital paulista o alvará para as obras de modernização do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. O projeto prevê a instalação de uma cobertura que será apoiada no anel superior do estádio e a previsão é que as obras durem pelo menos dezoito meses. A diretoria do clube aguarda uma aprovação da Câmara Municipal paulistana, que deve aprovar mudanças na lei de zoneamento da cidade para permitir a construção de um hotel anexo ao estádio do Tricolor.

“Nós estávamos numa grande expectativa e nossas tratativas na Prefeitura foram bem sucedidas. Dividimos a modernização em duas etapas e a primeira é a cobertura. Posteriormente, será feita a construção do hotel”, declarou João Paulo de Jesus Lopes, vice-presidente de futebol.

O dirigente são-paulino destaca que o impacto das obras de modernização do estádio será mínimo e as interdições, setorizadas. “Aquelas mais abrangentes serão direcionadas para o período de férias”, afirmou Lopes.

A modernização do Cícero Pompeu de Toledo estava prevista no projeto de inserir o estádio como palco dos jogos da Copa do Mundo de 2014, mas disputas políticas na CBF inviabilizaram os planos tricolores. Mesmo assim, a ideia de reformar o estádio do SPFC não foi descartada.

A instalação da cobertura criará uma arena reduzida para shows, se considerada a capacidade total do estádio. O novo espaço abrigará 25 mil pessoas e será instalado atrás de um dos gols. “A primeira etapa dependia de alvará e deve começar nos próximos dias, o presidente acredita que ainda em abril, e deve levar de 14 a 18 meses para ser concluída. Serão feitas intervenções na área de sanitários, nos bancos, alimentação, e principalmente a implantação da arena de 25 mil lugares. Há uma demanda muito grande na cidade e poderemos ter até 40 shows por ano com plateia menor, sem interferência no futebol. Mas os grandes shows também continuarão”, destacou João Paulo de Jesus Lopes.

Com orçamento de R$ 400 milhões, dinheiro que virá de investidores, a modernização ficará a cargo da empreiteira Andrade Gutierrez. Além disso, a diretoria do clube analisa propostas para batizar a nova arena de shows, o chamado “naming rights”.