Vazamentos na camada pré-sal reduzem a produção de petróleo e gás no País, em fevereiro

Muito cuidado – Quando o ucho.info, por ocasião do vazamento de petróleo no Golfo do México, em plataforma operada pela British Petroleum, alertou para a necessidade de o Brasil ser cauteloso na exploração da camada pré-sal, o então presidente Luiz Inácio da Silva, que à época circulou pelo mundo como xeique verde-louro, torceu o nariz diante de nossas matérias. Não se trata de empunhar a cangalha da profecia do apocalipse, mas de exigir preparo daqueles que partiriam para extração de petróleo em terreno peculiar e desconhecido. Fora isso, este site lembrou que o pré-sal seria lucrativo após um período de dez anos, diante dos pesados investimentos que esse tipo de exploração exige.

Para mostrar que nossa tese não estava errada, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) informou nesta terça-feira (10) que a produção na camada pré-sal teve queda significativa em fevereiro. De acordo com a ANP, no segundo mês do ano foram produzidos 141,5 mil barris de petróleo e gás, queda de 22,5% em relação a janeiro. A queda na produção é resultado do acidente em um poço na área Carioca Nordeste, na Bacia de Santos, que ocasionou vazamentos na região.

No cômputo geral, produção de petróleo no Brasil, no mês de fevereiro, foi de 2,205 milhões de barris diários, redução de 1,1% em comparação a janeiro. Em relação a fevereiro de 2011, a produção petrolífera no País registrou aumento de 6,9%. Já a produção de gás natural em fevereiro recuou 5,7% ante o mês anterior, ficando em 67 milhões de metros cúbicos diários. Na comparação com o mesmo mês de 2011, a produção de gás cresceu 6,8%.