Santos FC precisa se preparar para o dia em que Neymar e Ganso estiverem longe da Vila

Bola de cristal – O Santos FC é sem dúvida a melhor equipe do futebol brasileiro. Neymar, o melhor jogador em atividade no País. Com Paulo Henrique Ganso forma a melhor dupla em ação. Muricy Ramalho mostrou competência ao comandar o alvinegro praiano na conquista do tricampeonato paulista, repetindo da façanha do time da era Pelé. A equipe é franca favorita a conquistar a Copa Libertadores da América, o que lhe dará o direito de voltar a disputar o Mundial de Clubes mais uma vez.

Com esses ingredientes, o presidente do clube da Vila Belmiro, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, conseguiu espantar o fantasma do centenário, colocou as finanças em dia e conseguiu aumentar de forma expressiva o número de sócios adimplentes. Fora isso, alcançou a proeza de arrebatar novos torcedores. Coisas possíveis porque dentro de campo o Santos não decepciona.

Vencer é sempre bom, mas o Santos tem honrando a própria história. Mesmo com esse cenário favorável, Neymar e Ganso um dia farão as malas para atravessar as fronteiras verde-louras. A crise europeia tem tirado o fôlego de muitos clubes do Velho Mundo, mas algumas agremiações ainda têm cacife para contratações milionárias. Ganso já despertou o interesse do Milan, que quer colocar no negócio do passe do “pedalador” Robinho. Se Ganso deixar a Vila, Neymar perderá o parceiro que muitas vezes o coloca diante do gol.

Neymar garantiu em contrato que fica na Vila Belmiro até 2014, mas seu sonho é jogar na Europa. Não se trata de mudar para ganhar mais, afinal seu faturamento está na casa dos R$ 3 milhões mensais, mas de conseguir prestígio internacional. E multas contratuais, dependendo do interesse, podem ser pagas. O que será do Santos amanhã, sem Ganso e Neymar?