PT descumpre regras da Justiça Eleitoral e TV Globo não exibirá propaganda do partido em SP

Fora da telinha – Os programas partidários do PT não serão exibidos pela TV Globo em São Paulo a partir desta terça-feira (15), o que de alguma maneira prejudicará o ex-ministro Fernando Haddad (Educação), candidato do partido à prefeitura paulistana.

O horário partidário seria uma oportunidade para Fernando Haddad decolar com sua campanha cada vez mais empacada. Nas gravações do programa petista o candidato aparece ao lado do seu mentor, o ex-presidente Lula, que bancou a candidatura contra o desejo da maioria do partido. A propaganda do PT também contaria com a participação da presidente Dilma Vana Rousseff e do presidente nacional da legenda, Rui Falcão.

De acordo com a emissora, trata-se de determinação da Justiça Eleitoral “para que os partidos entreguem a documentação dos programas partidários com o prazo de 15 dias de antecedência a sua exibição”. No caso do PT, o pedido foi feito com apenas seis dias de antecedência, o que inviabiliza a exibição. A Rede Globo alega que as regras valem para todos os partidos, regulamentação é igual para todos, mesmo que o prazo para exibição não seja cumprido.

Coordenador da campanha do PT, Antonio Donato protesta alegando que a veiculação era “uma questão de bom senso e de a Globo contribuir com a vida democrática do país”. Ele afirma que das emissoras da TV aberta, o canal da família Marinho foi o único que apresentou resistência. “Existe um direito de expressar uma mensagem partidária que foi garantido pela Justiça Eleitoral e por uma formalidade está sendo negado por uma emissora”, afirmou.

A documentação não foi enviada a tempo pelo PT, pois a decisão que assegurou o direito às inserções foi tomada pela Justiça Eleitoral na semana passada. Porém, a afirmativa do partido é negada pelo Tribunal Superior Eleitoral, para quem a decisão da semana passada referia-se à propaganda de 2011.