Kassab se revolta com críticas de Datena, parte para cima da Band e recua depois de avaliar estragos

Amarelo total – Gilberto Kassab é um político experiente e não foi por tolice que chegou ao comando da mais importante cidade brasileira e sexta maior do mundo. Acostumado aos destemperos comportamentais, o que ficou claro ao longo dos dois mandatos como prefeito (o primeiro foi parcial), Kassab não gostou das críticas feitas pelo apresentador José Luiz Datena, do Brasil Urgente, ao escândalo envolvendo o ex-diretor da Prefeitura de São Paulo e ex-assessor de Kassab, Hussain Aref Saab, que teria acumulado cerca de R$ 50 milhões em imóveis durante a última década. Aref era chefe do Departamento de Aprovação de Obras, responsável pela liberação de construções e reformas de imóveis na capital paulista.

Com a repercussão da crítica, Kassab decidiu pressionar a Rede Bandeirantes e o próprio Datena, que reagiu anunciando em programa de rádio da própria Band que poderia pedir demissão. “Isso é coisa de crime organizado, de máfia. O cara (Aref) tem quase 70 anos de idade, acha que ele ia fazer sozinho? O que eu fico indignado é esse prefeito achar que é uma coisa pessoal (quando a gente faz) denúncias contra ele (sua administração)”, declarou Datena.

Ao tomar conhecimento que a investida contra a emissora e o apresentador extrapolou o s planos, o prefeito Gilberto Kassab recuou e passou a contemporizar. “É evidente que chegou a ele uma informação errada. Tenho o maior respeito e estima, sou até admirador do Datena, por sua garra e persistência e esse é o estilo do seu programa. Não nos incomoda. É um estilo duro de cobrar as autoridades. Às vezes erra, às vezes não, mas é uma pessoa do bem”, disse Kassab em tom apaziguador, pois do contrário a confusão poderia crescer sobremaneira.

É preciso reconhecer que Datena está correto em sua crítica, pois ninguém, com o cargo que tinha Aref Saab, engordaria o patrimônio com mais de uma centena de imóveis adquiridos por preço muito abaixo do mercado, sem contar com a conivência de terceiros. O importante é saber se Aref Saab não serviu de laranja para outros integrantes do suposto esquema, que agora é alvo de investigação. E esse tipo de cenário deve ser levado em consideração, pois o acusado tem quase 70 anos, o que o livraria de eventual condenação mais grave. Fato é que Aref Saab certamente não agiu sozinho.

Gilberto Kassab tem o hábito de reagir dessa maneira às críticas que recebe, como se ele e sua administração fossem exemplares. Ao fazer críticas ao prefeito Gilberto Kassab, qualquer profissional de comunicação precisa estar ciente de que algum tipo de reação surgirá mais adiante. E não se limita à seara do direito ao contraditório.

Ao ucho.info, que faz críticas duras a Kassab e a todos os políticos e governantes que transgridem, foi negado em várias ocasiões o credenciamento para a cobertura do Carnaval, sempre sem a devida explicação, como se este noticioso não tivesse importância e não fosse formador de opinião. Eis o modus operandi do político que quer ser governador e que ainda deve explicações sobre um imbróglio que marcou a CPI dos Combustíveis, quando o atual prefeito ainda cumpria mandato na Câmara dos Deputados.