CPI: PPS quer convocação e quebra de sigilos de empresário e policial que beneficiariam o PMDB

Vitamina C – Líder do PPS na Câmara, o deputado federal Rubens Bueno (PR) apresentará à CPI do Cachoeira requerimento de convocação dos operadores de uma empresa fantasma de Goiânia acusada de receber dinheiro da Delta Construção. O parlamentar solicitará, também, a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos. Para Bueno, o fato demonstra a profundidade da teia criada pelo bicheiro. O PMDB seria o principal destinatário desse dinheiro. “Temos que espremer todo esse laranjal”, resume o deputado.

A revista Veja, em sua mais recente edição, publicou reportagem mostrando como uma empresa de pneus da capital goiana foi utilizada pela Delta para o pagamento de propinas e doações de campanha. Segundo relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), a GM Comércio de Pneus e Peças Ltda., em um período de apenas sete meses, recebeu mais de seis milhões de reais da empreiteira. A GM está registrada no nome do policial civil aposentado Alcino de Souza e funciona em pequeno escritório contábil da capital.

Localizado pela revista, Souza negou que se beneficiasse do esquema e afirmou que emprestou o nome a pedido do patrão, o empresário goiano Fábio Passaglia. O policial disse que recebia R$ 1.500 pelo favor e era responsável por sacar o dinheiro do esquema e repassar, em malotes, para Passaglia. O empresário, segundo a publicação, possui estreitas ligações com a política de Goiás e teria trabalhado para os ex-governadores Íris Rezende e Maguito Vilela, ambos do PMDB. O empresário chegou a exercer o cargo de presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da prefeitura de Aparecida de Goiânia comandada por Vilela. O prefeito é processado pelo Ministério Público por improbidade administrativa e é acusado de empreender negócios suspeitos com várias empresas, entre elas, a Delta Construção.

Espremendo o laranjal

Rubens Bueno disse não estar mais surpreso com tais denúncias. O parlamentar ressaltou que os trabalhos da CPI estão apenas no começo e continuarão mostrando a gigantesca teia de corrupção criada por Carlinhos Cachoeira. Bueno afirmou que apresentará na CPI pedido de convocação dos envolvidos assim como a quebra dos sigilos bancários e fiscal. Na opinião do parlamentar da oposição, com esses dados será possível identificar a verdade e evidenciar mais um esquema promovido pelo grupo criminoso.

“Temos o dever e queremos a convocação de todos: políticos, empresários e laranjas. A quebra dos sigilos é fundamental para que possamos esclarecer esses fatos. A CPI começa a desvendar essa teia de corrupção no país e tenho certeza que descobriremos muito mais. As mazelas empreendidas por Cachoeira e aliados não ficarão impunes”, disse.