Adega Santiago: fora da lista de favoritos

(*) Lucullus –

Fui a este restaurante que serve comida da Península Ibérica pela primeira vez. O lugar, além de servir algumas tapas conhecidas, como patatas bravas, gambas al ajillo, pulpo a la gallega, chipirones en su tinta e porções de queso manchego, jamón de jabugo, etc., também serve a tradicional paella. Do lado português, vários pratos à base de bacalhau, caldo verde, etc.

Mas o cardápio não se resume à comida da Península Ibérica, pois traz também clássicos da comida francesa, como bife sauce béarnaise com batatas fritas e outros tipos de grelhado para acomodar a clientela dos escritórios vizinhos, que são a verdadeira maioria dos fregueses na hora do almoço.

Durante a semana o lugar está sempre cheio durante o horário do almoço pela fartura de escritórios nas redondezas da Avenida Brigadeiro Faria Lima. A espera costuma ser de 30 e 45 minutos.

Eu pedi uma porção de patatas bravas, e uma fraldinha ao molho béarnaise com batatas fritas. Sei que pode parecer redundante, batata-batata, mas eu precisava provar as patatas bravas. Poucos lugares em Madrid sabem fazê-la direito, então adoraria ser surpreendido em São Paulo com umas boas patatas bravas. Infelizmente é o segundo lugar em São Paulo que me serve umas batatas fritas em cubos, com um molho de tomate em cima e chama de patatas bravas. Aquilo não é patatas bravas.

A fraldinha estava ótima e o molho béarneaise correto, as batatas ok. Mas não me lembro que filé com batatas fritas e molho béarnaise se encaixem na proposta de cozinha ibérica.

Aproximadamente um mês depois voltei, e pedi uma paella somente. O que posso dizer é que a paella não estava ruim, nem seca, mas o tempero tinha mais gosto de sal do que os frutos do mar que ela continha.

Infelizmente não tenho muito mais a dizer deste lugar, que tem um serviço rápido e eficiente, que atende bem ao público da região, mas que não vai estar na minha lista de favoritos. E se a proposta era servir bons pratos da península ibérica, pelo menos os que eu provei estavam bastante abaixo das minhas expectativas.

Sinceramente torço para que a minha próxima crítica seja positiva!

Adega Santiago
Rua Sampaio Vidal, 1072 – São Paulo, 01443-001
(0xx)11 3081-5211
www.adegasantiago.com.br

(*) O autor, que assina com o pseudônimo de Lucullus, nasceu no Brasil, mas morou boa parte do início de sua vida na Espanha, numa época em que quase não havia estrangeiros por lá, muito menos brasileiros. Cresceu entre espanhois, comendo bem e vivenciando a salutar tradição do “tapeo” como um espanhol. Teve a fortuna de nascer numa família que sempre deu muita importância à gastronomia e, graças a isso, conheceu muitos dos restaurantes espanhóis notáveis, que depois vieram a ser mundialmente famosos, além, claro, dos inúmeros bares de tapas de uma simplicidade estarrecedora e que produzem manjares inigualáveis. Um dos seus hobbies preferidos é cozinhar. Dizem as más línguas que já teve uma breve experiência em uma cozinha profissional.