Presidente do PPS condena manobra rasteira de governantes para a inclusão da Venezuela no Mercosul

Golpe baixo – Presidente nacional do PPS, o deputado federal Roberto Freire (SP) declarou, nesta quinta-feira (28), ser contrário à articulação dos presidentes do Brasil, Argentina e Uruguai para inclusão da Venezuela como membro pleno no Mercosul e adiantou que, como deputado da representação brasileira no Parlasul – o parlamento do bloco –, solicitará respeito ao tratado de criação da organização. Os parlamentares do Mercosul reúnem-se na próxima segunda-feira, 2 de julho.

De acordo com o parlamentar, aproveitar a ausência, no bloco, do Paraguai, único sócio fundador contrário à admissão da Venezuela, representa “um desrespeito ao Congresso Nacional Paraguaio e ao tratado assinado por estes países quando da criação do Mercosul”. O Paraguai foi suspenso do Mercosul por causa da destituição do presidente da República Fernando Lugo em um processo sumário.

Inconcebível

“A punição ao Paraguai com o afastamento das tomadas de decisão sobre os rumos do Mercosul não justifica a manobra para incluir a Venezuela como membro pleno, desrespeitando o acordo assinado entre estes países no tratado de criação do Mercosul, que prevê admissão de novo membro apenas quando aprovada pelos parlamentos de todos os países que fazem parte do bloco; isso é inconcebível”, criticou o deputado.

Sobre o dever do Parlamento do Mercosul em se posicionar sobre a questão, Freire avalia: “O Parlasul tem que se afirmar e não permitir que se descumpra o tratado nem se desrespeite os parlamentos, pois se esses presidentes foram eleitos de forma democrática é por que os parlamentos existem para validar a democracia e seus parlamentares também foram eleitos de forma democrática”, concluiu.