Incidente provocado por caças da FAB no prédio do STF mostra a irresponsabilidade do Estado

(Foto: Elaine Lina - Terra)
Parafuso solto – A Força Aérea Brasileira divulgou nota em que alega que o incidente ocorrido no prédio do Supremo Tribunal Federal, que no domingo (1) teve quase todos os vidros estilhaçados, foi ocasionado pelo deslocamento de massa de ar provocado por dois caças Mirage, que sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios durante a solenidade de troca da bandeira brasileira na Praça dos Três Poderes.

A FAB informa que abriu investigação para apurar o caso e que assumirá os prejuízos, mas é inconcebível que pilotos de aviões de combate desconheçam o estrago que esses bólidos voadores, que ultrapassam a barreira do som, podem causar em voos rasantes. Por sorte ninguém ficou ferido no STF, mas o incidente ocorre no momento em que a Suprema Corte está na alça de mira por causa do julgamento do Mensalão do PT. Mesmo assim, qualquer insinuação pode acabar no campo da conspiração.

Em um país onde cidadãos ainda dormem ao relento ou reviram o lixo em busco de restos de comida, melhor seria doar o valor correspondente ao combustível utilizado pelos dois caças a uma instituição de caridade que atende moradores de rua. O estrago poderia ser maior, além do campo material, se o incidente tivesse ocorrido em um hotel ou hospital da capital federal, localizados às margens do chamado Eixo Monumental.

(Foto: Dida Sampaio - Agência Estado)

Certa feita, alguém creditou ao presidente francês Charles De Gaulle a frase de que o “Brasil não é um país sério”, mas desde então a autoria é questionada, mas é preciso reconhecer que independentemente do autor, o conteúdo da mesma é de precisão invejável.