Produção da indústria tem novo recuo e reforça o estouro da bolha de virtuosismo lançada por Lula

Andando para trás – A produção industrial brasileira registrou nova queda em maio, desta vez de 0,9%, em comparação com abril, que apresentou baixa de 0,4%, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Trata-se do terceiro resultado negativo consecutivo do setor nesse tipo de comparação. Em relação a maio de 2011, a queda foi ainda mais intensa, 4,3%, nono resultado negativo seguido. A redução entre os meses de maio dos dois anos é a maior desde setembro de 2009, quando a produção industrial caiu 7,6%.

Esse cenário mostra a falta de atenção do governo para o processo de desindustrialização que enfrenta o Brasil desde 2005, quando o ucho.info alertou para esse preocupante movimento, encarado pelo então presidente Luiz Inácio da Silva com o desdém e o ufanismo de sempre.

Incentivar o consumo sem dar à indústria nacional o estímulo necessário e permanente é patrocinar a importação, como forma de atender a demanda e não alimentar ainda mais a inflação.

Recentemente, com o desaquecimento da economia, autoridades econômicas do governo de Dilma Rousseff anunciaram medidas pontuais de incentivo, que nem de longe solucionam em caráter definitivo os problemas do setor industrial. O objetivo do Palácio do Planalto é enfrentar a crise econômica internacional com o menor índice de estrago e manter em alta a popularidade da neopetista Dilma.

Quando Lula anunciava feitos mirabolantes, como se a economia brasileira estivesse de vento em popa, o ucho.info sempre alertou para o fato de que se tratava de uma bolha de virtuosismo que estouraria a qualquer momento.

O estrago está feito e pronto para que qualquer cidadão minimamente informado possa conferir, mas até então nenhum petista ousou surgir em cena para criticar a herança maldita deixada pelo messiânico ex-metalúrgico. Como disse certa vez o próprio Lula, “nunca antes na história deste país”.