Especialista ensina como intensificar a sua caminhada diária

(*) Paula Perdiz, do Cyberdiet –

Menos complicado do que todo mundo imagina, iniciar uma atividade física não requer grandes planos ou investimentos. Com baixo-custo, fácil de ser iniciado e sem contraindicação, a caminhada ainda é um dos exercícios mais eficazes para quem quer perder peso, além de ser o mais indicado para quem quer sair do sedentarismo e, de quebra, tonificar os músculos e reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.

Isso mesmo que você leu, emagrecer e definir pernas e bumbum. Não acredita?

Segundo o ortopedista Fabio Ravaglia, a caminhada é a atividade física mais democrática que existe, entretanto, o simples ato de andar é tido como uma atividade física, mas não é bem assim. “Para saber se está praticando o suficiente é preciso levar em conta a intensidade da atividade, determinada por variantes como o trajeto percorrido, a velocidade média alcançada e o tempo despendido, além frequência e, principalmente, se está se sentindo bem”, explica o médico. Uma pesquisa realizada pela Universidades de Michigan afirma que, apesar de bastante eficiente, se o objetivo é emagrecer, a quantidade diária de passos dados deve ser pelo menos igual ou superior a 10.000. Para você não sair contando passadas por aí, tenha em mente que uma passada larga possui cerca de um metro, então, para atingir o seu objetivo diário seria preciso andar aproximadamente 10 quilômetros ou uma caminhada de uma hora e meia.

De acordo com a professora de Educação Física Carmen Lúcia Lopes, os exercícios aeróbios (caminhada, pedalada, natação e até mesmo dança) são as atividades ideais para reduzir medidas, eliminar as gordurinhas e, o melhor, não necessitam de intensidade altíssima para isso. Agora, se o seu objetivo é ‘secar’, ela afirma que mesclar caminhada com corrida pode acelerara queima calórica. Como? A educadora física explica: “para cada 3 minutos de caminhada faça 1 minuto de corrida (3 x) + 5 minutos de caminhada e 2 minutos de corrida (3 x) = 30 minutos de atividades aeróbias, que vão queimar aproximadamente 300 calorias para uma pessoa com algo em torno de 60kg”. Para as pessoas que não estão muito acostumados a correr, o trote leve é a melhor forma de intensificar a caminhada, já que ele é um intermediário entre o caminhar e o correr.

E os benefícios não param por aí, caminhar ainda costuma ser um exercício bastante relaxante que ajuda a diminuir os níveis de estresse. No entanto, para não ser surpreendido por uma lesão futura, esteja atento à postura durante as suas caminhadas. “A cabeça deve estar centrada nos ombros; o queixo, paralelo ao chão; os ombros, alinhados com o tórax; os braços para baixo e levemente dobrados; as mãos, ligeiramente curvas; o abdome contraído para manter a coluna ereta e protegida; nunca movimente o quadril para os lados; o calcanhar toca primeiro o chão (na pisada correta rola-se o pé a partir do calcanhar no sentido do arco e dos dedos, complementando sempre essa sequência antes de mudar para o próximo passo)”, ensina o ortopedista.