Assembleia de Londres quer Coca-Cola e McDonald’s fora das Olimpíadas

Queda de braço – A Assembleia de Londres, Casa legislativa que acompanha e analisa as atividades do prefeito da capital britânica, recomendou na última segunda-feira (9) a exclusão da Coca-Cola e do McDonald’s do patrocínio dos Jogos Olímpicos de Londres, que começam no próximo dia 27 de julho.

Na opinião dos legisladores londrinos, os Jogos Olímpicos, evento que recebe os melhores atletas do planeta em suas modalidades, não deveriam ser utilizados indevidamente por empresas que fabricam produtos com altos índices calóricos, como refrigerantes e hambúrgueres, reconhecidamente ligados à obesidade infantil.

NA recomendação endereçada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), a Assembleia de Londres destaca que o órgão deveria adotar critérios rígidos para a escolha dos patrocinadores, excluindo empresas como o McDonald’s e a Coca-Cola.

A possibilidade de a Coca-Cola deixar o grupo de patrocinadores dos Jogos Olímpicos é muito pequena, uma vez que a fabricante de refrigerantes patrocina evento desde 1928 (Amsterdã) e a rede de lanchonetes desde 1976 (Montreal). Fora isso, 40% da arrecadação de uma Olimpíada advém de parcerias comerciais.

A diretora-executiva do McDonald’s no Reino Unido, Jill McDonald, defendeu o “menu” da companhia. “Oferecemos uma ampla gama de alimentos. Temos wraps de frango grelhado, saladas, sucos de fruta, além de outros ingredientes que os clientes conhecem e amam”.

Jenny Jones, parlamentar do Partido Verde e autora da proposta, declarou que “Londres ganhou o direito de sediar os Jogos de 2012 com a promessa de deixar um legado de crianças mais ativas e sadias ao redor do mundo”. Por isso seria incoerente ter empresas como Coca-Cola e McDonald’s como apoiadores.