Alvaro Dias requer à Mesa do Senado voto de aplauso em homenagem aos 11 anos do ucho.info

Esforço reconhecido – Líder do PSDB no Senado Federal, o senador Alvaro Dias (PR), que diariamente acompanha a luta da equipe do ucho.info para informar os brasileiros, requereu à Mesa Diretora o registro de voto de aplauso pelo décimo primeiro aniversário deste site, que só chegou até aqui com a parcimônia do trabalho de cada um, a dedicação incansável de seu idealizador e a fidelidade incontestável dos nossos leitores.

Confira abaixo o requerimento do senador Alvaro Dias à Mesa Diretora do Senado Federal

“REQUERIMENTO Nº , DE 2012

Requeiro, nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal, em consonância com as tradições da Casa, inserção em ata de Voto de Aplauso em homenagem aos onze anos de criação do site ucho.info – a marca da notícia – capitanenado pelo seu idealizador Ucho Haddad.

JUSTIFICAÇÃO

“Escrever tornou-se aos poucos uma obsessão”, assim descreve Ucho Haddad sua trajetória de dedicação à escrita que um dia transformou-se num ofício realizado com devoção. Sua relação com as palavras é visceral e ele próprio afirma que “escrever é o ar que respiro, é a garantia do amanhã, é a dieta da consciência”.

Há mais de uma década ele defrontou-se com um impasse que o colocava entre deixar os Estados Unidos e se integrar à equipe do magistral e saudoso embaixador Sérgio Viera no Timor Leste ou retornar para o Brasil. Sua escolha foi feita baseada numa convicção pessoal de “brigar pelo seu país”

Nesse contexto, surgiu em 17 de julho de 2001 o que na sequência se consubstanciou oficialmente no site ucho.info – a marca da notícia, um site que consagrou-se por disseminar informação analítica numa tônica de jornalismo investigativo.

Não foi um itinerário pacífico, pelo contrário, foi o mais tortuoso possível. Mas Ucho sempre esteve cônscio da dureza do caminho a ser trilhado. Seu testemunho é emblemático: “enfrentei de tudo um pouco. Ameaças que ficaram no discurso, outras que se consumaram. Ataques levianos, intimidações sórdidas. Armadilhas aos bolhões, privações de toda ordem. Julgamentos, atentados, sequestros, ameaças, condenações, perseguições.”. Sua capacidade de resistir sempre se renovou e, como ele sentencia: “tornei-me refém de um ideal”.

O trabalho desenvolvido pelo site ucho.info é digno de admiração. Seu objetivo explícito de escrever como forma de defender o Brasil e os brasileiros, sem jamais perder a coerência e a clareza do pensamento, por si só é merecedor de aplauso desta Casa. A busca da verdade, pauta prioritária da imprensa investigativa, constitui um instrumento a serviço do Estado democrático de Direito. Os onze anos do ucho.info foram vividos em prol da democracia brasileira.

Senador Alvaro Dias”

apoio_04