Israel está em alerta máximo diante da possibilidade de atentados terroristas durante os Jogos Olímpicos

Atenção redobrada – No momento em que cresce a tensão no Oriente Médio, especificamente nos países árabes, disparam as preocupações das autoridades britânicas em relação à segurança durante os Jogos Olímpicos de Londres, cuja abertura oficial acontecerá na próxima sexta-feira (27). Em muitos edifícios da capital inglesa foram instalados modernos equipamentos de segurança, os quais permitem monitorar com antecedências possíveis atentados terroristas.

Como muitos dos países participantes das Olimpíadas integraram forças internacionais que atuaram no Iraque e na Líbia, por exemplo, é grande a expectativa de que grupos radicais tentem promover atentados em Londres. Tal preocupação afeta o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que declarou ao jornal “The Sunday Times” as precauções tomadas pelo seu governo. “Estamos alertas para a possibilidade de novos atentados. Damos detalhes específicos àqueles que precisam tê-los”, disse Netanyahu.

Segundo o tabloide britânico, o serviço de segurança interno israelense, Shin Bet, enviou agentes para proteger a delegação olímpica, enquanto o Mossad, serviço de inteligência israelense, vai vigiará grupos suspeitos de vínculo com o Hezbollah e o Irã, um dos grandes inimigos de Israel.

O aparato de segurança que há algumas semanas domina a capital dos britânicos tem como objetivo evitar que ocorram ações como o Massacre de Munique, em 1972, quando durante as Olimpíadas onze integrantes da delegação israelense foram mortos em atentado terrorista. As discordâncias que marcam o convívio entre árabes e judeus devem ser solucionadas nas mesas de negociações, jamais nos absurdos ataques de parte a parte.