Pressão do PT sobre Toffoli ganha força com a possibilidade crescente de condenação de José Dirceu

Reta final – A poucas horas do início do julgamento dos acusados de envolvimento no escândalo do Mensalão do PT, a pressão para que o ministro José Antônio Dias Toffoli se declare impedido cresce a cada instante. Aconselhado por seus pares de Corte a não participar do julgamento, Toffoli está sendo emparedado pelo PT, partido que lhe garantiu a chegada ao STF, para que resista.

Pessoas próximas ao ministro insistem para que ele desista de participar do julgamento, sob pena de sua vida pessoal ser atingida sobremaneira. Uma das defensoras dessa tese é a própria namorada de Dias Toffoli, a advogada Roberta Maria Rangel, que na fase do inquérito defendeu dois dos acusados de envolvimento no esquema criminoso de compra de apoio parlamentar no Congresso Nacional.

O ministro Marco Aurélio Mello disse que prefere apostar no bom senso do colega, mas se preciso decidirá pelo impedimento de Dias Toffoli. O ministro Marco Aurélio usou como exemplo a sua decisão de não participar do julgamento do processo de impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, de quem é primo em quarto grau, o que lhe dava o direito de não se declarar impedido.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pode e deve arguir a suspeição do ministro José Antônio Dias Toffoli por suas conhecidas e quase umbilicais ligações com o PT e com José Dirceu, acusado de ser o chefe dos mensaleiros, mas ainda não é certo que fará isso.

Contra Toffoli existe uma declaração do próprio ministro, que durante sabatina no Senado, quando perguntado pelo senador Alvaro Dias sobre eventual impedimento de votar no mensalão, respondeu: “Se, eventualmente, tiver alguma hipótese na qual eu tenha atuado, aconselhado, tenha tido algum tipo de orientação, é evidente que, pelas normas de impedimento, tenho obrigação de me declarar impedido ou suspeito de atuar”.

A pressão exercida pelo PT sobre Dias Toffoli encontra explicação na possibilidade cada vez maior de José Dirceu ser condenado. Qualquer previsão acerca do resultado do julgamento é um tiro no escuro, mas juristas e advogados consultados pelo ucho.info foram unânimes em afirmar que condenação à prisão certamente existirá. Os mais cotados para contemplar o nascer do Sol de maneira geometricamente distinta são Marcos Valério e Delúbio Soares.