Maior fantasma da herança maldita do messiânico Lula, inflação resiste e dá trabalho ao governo

Força extra – Analistas de instituições financeiras, consultados pelo Banco Central, voltaram a reduzir a projeção para o crescimento da economia em. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) recuou de 1,9% para 1,85%. Para 2013, a projeção também caiu de 4,05% para 4%.

Em queda ininterrupta há dez semanas, a projeção de retração da produção industrial passou de 0,44% para 0,69%. Para 2013, a expectativa é que haja recuperação, com crescimento de 4,4%, ante a estimativa de 4,3%.

Além de apostar em ritmo menor da atividade econômica neste ano, o mercado financeiro projeta mais inflação. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2012, subiu pela quarta semana seguida, ao passar de 4,98% para 5%. Para o próximo ano, a projeção para o IPCA permanece em 5,5%, há seis semanas consecutivas. Ambas as estimativas estão acima do centro da meta, fixado pelo governo em 4,5%, mas abaixo do teto de 6,5%.

Responsável por manter a inflação sob controle, o Banco Central usa como principal arma a taxa básica de juro, a Selic, que pode ser reduzida na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os próximos dias 28 e 29, passando dos atuais 8% para 7,5% ao ano. Além desse eventual corte, os analistas financeiros agora esperam mais uma redução de 0,25 ponto percentual ainda este ano, fazendo com a Selic encerre o ano em encerre 2012 em 7,25%.