Em alta no mês de julho, inflação mostra a incompetência do governo Dilma e anula o ufanismo de Lula

Sem controle – Medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial chegou a 0,43% em julho. A taxa é superior à registrada no mês anterior (0,08%). Em julho de 2011, o índice foi de 0,16%.

O dado foi divulgado nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A principal contribuição para a disparada da inflação em julho veio dos alimentos, cuja taxa chegou a 0,91% ante o 0,68% de junho. Com taxa de 0,91%, o grupo de despesas diversas também teve um impacto importante no IPCA.

Já os transportes tiveram deflação (queda de preços) de 0,03% em julho. Mesmo com a taxa negativa, o IPCA desse grupo de despesas foi maior do que no mês anterior, quando havia sido registrada uma queda de preços de 1,18%.

No acumulado do ano, a inflação oficial registra 2,76%. Já a inflação acumulada em doze meses chega a 5,2 %, de segundo o IBGE.

O mais novo índice de inflação mostra que o governo vem errando seguidamente nas medidas para conter o mais temido fantasma da economia. Ademais, até agora nenhum petista ligado à presidente Dilma Vana Rousseff ousou falar sobre a herança maldita deixada pelo populista Lula, assim como o ex-metalúrgico fz covardemente e sem razão com seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso.