Educadores brasileiros reúnem-se em São Paulo para debater o Holocausto

Vivendo em paz – No próximo sábado (25) acontecerá a “XXI Jornada do Ensino Multidisciplinar do Holocausto em defesa da Democracia e Cidadania”, cujo tema é “Intolerância em tempos de nazismo – da exclusão à solução final”.

O evento, no auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, em São Paulo, reunirá mais de 1,2 mil educadores da rede pública de ensino. O objetivo é estimular a utilização de conteúdos pedagógicos fundamentais em sala de aula, como questões ligadas ao racismo, à intolerância e à convivência em um mundo plural, marcado pela diversidade, tendo o Holocausto como referência.

A Jornada é organizada pela B’nai B’rith, em conjunto com o Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da Universidade de São Paulo (LEER – USP) e com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Tem apoio do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, bem como da USP e da Sherit Hapleitá (organização dos judeus sobreviventes do Holocausto).

A professora Maria Luiza Tucci Carneiro, coordenadora do LEER-USP, explica a importância do encontro: “o tema escolhido pretende, através de uma abordagem multidisciplinar, e com o uso da arte, instigar educadores e, posteriormente, seus respectivos alunos, a reavaliar o Holocausto sob o prisma da ciência e da intolerância. Trazer este tema para a realidade do século XXI é uma estratégia pedagógica que serve de alerta contra os perigos do mau uso dos conhecimentos científicos se atrelados a um projeto racista ou político sustentado por instituições seculares como o Estado, a Igreja, a universidade e a família”.

No programa, além de exibição de filmes e cenas teatrais sobre o tema, haverá o testemunho de Yohanna Prester Schuartz, sobrevivente do Holocausto, além da participação especial da delegada Margarete Barreto, que falará sobre como a polícia combate o neonazismo em São Paulo.

Para Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith no Brasil, “a realidade vivida atualmente pela sociedade brasileira recomenda a revisão constante e implementação do respeito aos valores e Direitos Humanos em prol da vida, da justiça social e da dignidade, promovendo a cultura de paz e da tolerância desde os primeiros anos de vida. A construção dessa virtude passa, certamente, pelo processo de educação na escola”.

O saguão do Memorial também receberá a exposição fotográfica “Retratos de sobreviventes do Holocausto e de Justos brasileiros: uma experiência pedagógica através da arte”, projeto desenvolvido por Sara Martin e de autoria dos alunos do Ensino Médio da Escola Cristão Verbo Divino. Informações: (11)3082-5844. (Com informações do Alef News)