Russomanno recusa convite da Folha para debate e deixa no ar eventual fragilidade da campanha

Fugindo da raia – A tentativa do jornal “Folha de S. Paulo” e do provedor Uol de estabelecer um novo formato para o debate eleitoral foi por água abaixo. Tudo porque o candidato do PRB, Celso Russomanno, que lidera a corrida à prefeitura da maior cidade brasileira, recusou convite para participar do encontro que seria realizado e transmitido através da internet no próximo dia 20.

Em vez de um tempo curto para perguntas e respostas, cada candidato teria 25 minutos para usar como quiser. O objetivo, segundo reportagem da própria Folha, seria dar mais liberdade aos participantes. A recusa de Russomanno tornou inviável a realização do evento, porque os candidatos José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) afirmaram ontem que só participariam do debate se o líder da disputa também aceitasse.

Assessores de Serra e Haddad, que aparecem nas pesquisas tecnicamente empatados em segundo lugar, reuniram-se na segunda-feira (10) com representantes da Folha e do UOL para acertar a participação de ambos os candidatos, mas foram surpreendidos pela ausência de Russomanno.

O petista Fernando Haddad e o tucano José Serra serão sabatinados pela Folha e pelo UOL nesta semana. Os encontros terão duração de cerca de duas horas e serão transmitidos ao vivo pela internet.

Cabe lembrar que Russomanno foi sabatinado pela Folha e pelo UOL no dia 22 de agosto e, durante o evento, queixou-se das perguntas e do comportamento dos jornalistas que o entrevistaram.

A recusa do candidato do PRB mostra que sua ascensão nas pesquisas de intenção de voto pode ter chegado no limite e, de agora em diante, qualquer debate mais acirrado provocaria desgastes junto ao eleitorado, especialmente porque seus adversários na disputa pela prefeitura paulistana têm associado Russomanno ao polêmico bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. (Com informações do AdNews e da Folha)