Intransigência de “nanicos” leva a Rede Globo a cancelar debate entre candidatos à prefeitura de SP

Batendo o pé – Agendado para a próxima quinta-feira (4), o debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo foi cancelado pela Rede Globo. Em nota divulgada no fim da manhã desta terça-feira (2), a emissora informou que de acordo com as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral não haveria tempo hábil para garantir a realização do debate.

O objetivo da Globo era realizar o encontro apenas com os seis candidatos mais bem colocados nas pesquisas: Celso Russomanno (PRB), José Serra (PSDB), Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB), Soninha Francine (PPS) e Paulinho da Força (PDT). O plano deu errado porque a Justiça Eleitoral de São Paulo concedeu a Levy Fidelix, candidato do PRTB, o direito de participar do debate. Carlos Giannazi (PSOL) deve conseguir ainda nesta terça-feira o mesmo direito. A legislação eleitoral estabelece que as emissoras de rádio e televisão são obrigadas a convidar todos os candidatos que pertençam a partidos com representação na Câmara dos Deputados.

“A emissora acredita que seis é o número máximo de participantes para a realização de um debate produtivo e, em São Paulo, não houve acordo entre os candidatos. Esta definição será respeitada por todas emissoras e afiliadas da Rede Globo no Brasil”, destacou o comunicado.

Sem o debate em São Paulo, a Rede Globo reprisa o que ocorreu em de 2008, quando também não realizou o tradicional encontro sob o argumento de excesso de candidatos.

A insistência de Levy Fidelix, que atrapalha sobremaneira a parcela indecisa do eleitorado, encontra guarida também nos anseios de Carlos Gianazzi. Ambos querem todo o espaço possível na mídia para alavancar os candidatos dos respectivos partidos à Câmara paulistana. No caso de Fidelix a situação é ainda mais evidente, pois o candidato tenta eleger sua filha, candidata do PRB à Câmara Municipal. Enfim…