Mensalão: ministros Rosa Weber e Luiz Fux condenam Dirceu, Delúbio, Genoino e grupo de Valério

Após a inusitada defesa que o revisor do Mensalão do PT, Ricardo Lewandowski, fez de José Dirceu de Oliveira e Silva, acusado de ser o chefe da quadrilha que operou o esquema criminoso de compra de parlamentares, a ministra Rosa Maria Weber condenou o ex-ministro da Casa Civil por corrupção ativa. Weber também condenou pelo mesmo crime o ex-presidente do PT, José Genoino, e o ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares, além do grupo ancorado por Marcos Valério Fernandes de Souza.

A ministra Rosa Weber, que em espaço reduzido de tempo desmontou a argumentação fantasiosa de Lewandowski, emoldurou seu voto com a seguinte declaração: “Preciso colocar a cabeça no travesseiro e dormir”.

“Não é possível acreditar que Delúbio, sozinho, teria comprometido o PT com dívidas de R$ 55 milhões e repassado metade a partidos aliados”, completou a ministra.

Na sequência foi a vez do ministro Luiz Fux condenar por corrupção ativa Marcos Valério e os integrantes do grupo do publicitário (Cristiano de Mello Paz, Ramon Hollerbach, Simone Vasconcelos e Rogério Tolentino), inocentando a funcionária Geiza Dias. Ao julgar o núcleo político, Fux votou pela condenação de José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino.

A sessão foi suspensa pelo presidete do STF e o julgamento será retomado na próxima terça-feira (9), com os votos dos ministros Dias Toffoli, Cármem Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Carlos Ayres Britto (presidente).