Fruet desbanca as pesquisas e passa ao segundo turno em Curitiba, mas não deve ter o apoio de Lula

Dúvida cruel – Com todas as seções apuradas em Curitiba, o candidato Gustavo Fruet (PDT), contrariou as pesquisas e, na segunda colocação, disputará a prefeitura da capital dos paranaenses com o deputado federal Ratinho Júnior (PSC).

Com o apoio do PT, mais precisamente da ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, Fruet conquistou 27,22% dos votos válidos. Seu adversário, Ratinho Júnior, terminou em primeiro com 34,09% dos votos válidos.

No segundo turno, o destino dos eleitores do prefeito Luciano Ducci (PSB) será uma incógnita. Uma das razões é que o atual governador Beto Richa (PSDB) foi sucedido na prefeitura curitibana por Ducci, que nesta campanha contou com os votos dos tucanos. Fruet é um político competente e sem máculas, além de ser um dos bons nomes para a renovação necessária, mas sua vinculação com o Partido dos Trabalhadores será um empecilho para angariar votos em quantidade suficiente para vencer a eleição.

O cenário torna-se ainda mais complexo porque Gleisi Hoffmann, que bancou a candidatura de Fruet junto ao PT, não colheu muitos louros em todo o Paraná. Ministra-chefe da Casa Civil e sonhando com o Palácio Iguaçu, Gleisi não dificilmente participará de comícios de seu agora aliado com ataques a Ratinho Júnior. Como se sabe, Ratinho Júnior é filho do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, que é amigo de Lula e abriu seu programa para que o ex-metalúrgico tentasse vender a ideia de que o mensalão era um golpe das elites.

Além da conhecida amizade com Ratinho, o ex-presidente Lula não deverá participar da campanha de Gustavo Fruet, que foi um dos algozes do PT na CPI dos Correios. Se cometer esse equívoco, Lula estará admitindo a existência do Mensalão do PT e reconhecendo a necessidade de condenação dos acusados de envolvimento no esquema de compra de parlamentares por meio de mesadas.