Horário de verão começa à meia-noite do próximo sábado

Hora a menos – À meia-noite do próximo sábado (20) – zero hora de domingo (21) – os brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão de adiantar seus relógios em uma hora, pois terá início o horário de verão, com término em 17 de fevereiro de 2013. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário de verão espera-se uma redução de 5% no consumo de energia elétrica no horário de pico (18h às 21h).

O governo da Bahia chegou a anunciar a adesão ao horário de verão, mas, diante da rejeição da população à medida, o governador Jaques Wagner (PT) decidiu que o estado seguirá o horário convencional adotado em toda a Região Nordeste. Uma pesquisa do governo baiano mostrou que 75% da população local são contrários ao horário diferenciado.

Adotado no Brasil pela primeira vez em 1º de outubro de 1931 em todo o território nacional, o horário de verão passou a ser adota anualmente a partir de 1985. Inicialmente nacional, a abrangência foi reduzida sucessivas vezes, até que em 2003 definiu-se pela a atual.

O horário de verão é adotado em decorrência do aumento consumo de energia elétrica nesta época do ano, que cresce em função do calor e da majoração da produção da indústria com vistas ao Natal. As regiões Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.

Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.

Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte. (Com informações da Agência Brasil)