Relator do Mensalão do PT condena Duda Mendonça, Marcos Valério e ex-dirigentes do Banco Rural

Alça de mira – Relator da Ação Pena 470 (Mensalão do PT), o ministro Joaquim Barbosa condenou nesta segunda-feira (15), ao votar outra denúncia de lavagem de dinheiro, o publicitário Duda Mendonça e sua sócia, Zilmar Fernandes. Em votação anterior, Duda e Zilmar foram absolvidos dos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

A primeira acusação refere-se a cinco retiradas de dinheiro na agência do Banco Rural, em um total de R$ 1,4 milhão. A segunda denúncia, que resultou na condenação, refere-se a 53 operações de envio de dinheiro ao exterior, através da empresa offshore Düsseldorf, de propriedade do marqueteiro que foi responsável pela campanha de Lula em 2002.

Marcos Valério Fernandes de Souza, Ramon Hollerbach e Simone Vasconcellos foram condenados por evasão de divisas. Pelo mesmo crime foram condenados Kátia Rabello e José Roberto Salgado, ex-dirigentes do Banco Rural.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, os dez réus no item que trata de evasão de divisas enviaram de modo ilegal para Miami, por meio de instituições financeiras internacionais de propriedade do Banco Rural, R$ 11 milhões, dinheiro pago pelo PT a Duda Mendonça.