Ranking da Unesco mostra que Fernando Haddad foi um fracasso como ministro da Educação

Prova dos nove – Quando apresenta Fernando Haddad como o melhor ministro da Educação da história nacional, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva não apenas mente de maneira deslavada, mas desafia os dados dos levantamentos feitos pela Unesco.

De acordo com o órgão da ONU, o Brasil ocupa a 88ª posição no ranking mundial da educação. Para provar a incompetência de Haddad, à frente do Brasil estão Namíbia (83º), Bolívia (78º), Paraguai (77º) e Palestina (76º). Para piorar a situação do candidato petista à prefeitura de São Paulo, em 2006 o Brasil ocupava a 72ª posição do ranking da Unesco.

O pífio desempenho da educação brasileira nas avaliações internacionais vai além das salas de aula. Trata-se do resultado da combinação de falhas de educadores, governantes e famílias, de acordo com especialistas do setor. Essas deficiências incluem erros de gestão, falta de recursos e pouca cobrança social por resultados.

Lula e Fernando Haddad insistem em gazetear a criação de universidades e escolas técnicas durante a passagem do ex-metalúrgico pelo Palácio do Planalto, mas de nada adianta criar vagas para estudantes que são vítimas da má qualidade do ensino. É fato que o problema é do Estado como um todo, mas na condição de maior autoridade da Educação no País, Fernando Haddad deveria ter chamado para si a responsabilidade, o que não aconteceu por falta de competência.

Lula, que é conhecido por ser um comunicador de massas, tem o direito de falar o que bem quiser a respeito do seu pupilo político, mas não pode duvidar da capacidade de raciocínio da população, que enfrenta no cotidiano as mazelas deixadas por um governante que abusou da mentira e do populismo barato.