Prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad já cumpre ordens do Partido dos Trabalhadores

Braço avançado – Na segunda-feira (29), menos de 24 horas depois de ser eleito prefeito da maior cidade brasileira, São Paulo, o petista Fernando Haddad cumpriu o script da legenda e foi a Brasília para um encontro com a presidente Dilma Vana Rousseff. O eleito Haddad disse que o encontro era para discutir a dívida da capital paulista com o governo federal, que está na casa de R$ 52 bilhões, mas tudo não passou de um beija-mão como forma de agradecimento da presidente ao então candidato.

Fora isso, o encontro teve dois objetivos específicos. O primeiro, mais imediato, busca minimizar a situação dos mensaleiros petistas condenados pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Penal 470 (Mensalão do PT). O segundo, de longo prazo, tem a missão de consolidar a imagem de Dilma Rousseff junto aos paulistanos, uma vez que a presidente é candidata à reeleição em 2014 e a cidade de São Paulo decide uma eleição presidencial.

A dívida de São Paulo equivale a quase uma vez e meia o orçamento municipal, que neste ano está fixado em R$ 36 bilhões. Renegociar a dívida ou alongar ainda mais o prazo de pagamento é a única saída para que a prefeitura consiga retomar os investimentos em uma cidade cada vez mais complexa e que é o destino mais procurado pelos brasileiros.

A preocupação de Fernando Haddad com a dívida do município anula todas suas críticas ao prefeito Gilberto Kassab, que deixou de cumprir muitos das promessas de campanha. A falta de investimento em alguns setores da cidade, por falta de recursos, foi o que garantiu a vitória de Haddad, que contou com os votos da parcela desavisada da população. Essa parcela dos eleitores paulistanos continua acreditando nas milagrosas promessas do eleito Fernando Haddad. Quando a realidade dos fatos surgir em cena, arrependimento e reclamação não terão espaço.