Chef Carolina Perez traz a receita de “Nutella” caseira

Resista se for capaz – Vou confessar uma coisa a vocês… sou maluca, doida, viciada e doente por Nutella… coisa de gorda (eu sei)! Mas fazer o que, é a mais pura verdade, qualquer um me ganha com um potinho desses, eu desconfio que esse “trem” não é de Deus rsrs…

Hoje encontrei no site Handle the Heat uma receitinha que, de todas que já vi e testei, é a que mais se aproxima dessa perdição. E como sempre, vou dividir com vocês…

Ingredientes

1 xícara (chá) de avelãs

400g de chocolate ao leite (de boa qualidade) picado

2 colheres de sopa de óleo de canola

3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar

1/2 colher de chá de essência de baunilha

1 pitada de sal

Modo de fazer

Espalhe as avelãs em uma assadeira. Toste as avelãs até que estejam ligeiramente douradas, cerca de 12 minutos. Enrole as avelãs em um pano de cozinha e esfregue para remover a pele solta, tente retirar o máximo possível (se algumas ainda ficarem com pele, tudo bem). Deixe esfriar completamente.

Coloque o chocolate em uma tigela e leve ao forno de microondas de 30 em 30 segundos, mexendo a cada retirada, até que o chocolate derreta. Deixe esfriar completamente.

Em um liquidificador ou mixer triture as avelãs até formar uma pasta. Adicione o óleo, o açúcar, o cacau em pó, baunilha e sal e continue a processar até que a mistura fique o mais suave possível. Adicione o chocolate derretido e bata até ficar homogêneo. Pressione a mistura contra uma peneira fina para remover quaisquer pedaços de avelãs. Deixe a mistura esfriar.

Armazene a mistura em um recipiente hermeticamente fechado à temperatura ambiente durante cerca de duas semanas.

Sobre Carolina Perez

Natural de Araçatuba, mas radicada em São Paulo, a chef Carolina Perez é uma das grandes revelações da gastronomia brasileira. Ela passou, acreditem, pela assessoria jurídica do governo do Estado de Mato Grosso antes de emprestar aos fogões a sua incontestável criatividade como “apaixonada pela gastronomia”, título que ela própria se dedica e classifica como clichê.

Depois de um curso na capital paulista e estágio no “Le Poème Bistrô”, Carolina Perez partiu para Madrid, onde passou pelo descolado gastrobar La Gabinoteca, cujo lema é “comer e viver”. Foi também na capital espanhola que Carolina Perez conheceu o mundo mágico da cozinha molecular, no elegante restaurante La Terraza del Casino e sob a batuta do chef Paco Roncero.

De volta à Pauliceia Desvairada, Carolina tem dividido a sua concorrida agenda entre consultorias na área de gastronomia e disputados cursos de culinária, além de atuar com invejável competência em pequenos eventos.