Além de reter passaportes, ministro manda incluir nomes dos condenados no mensalão em lista da PF

Cerco fechado – Depois de determinar que os condenados no processo do Mensalão do PT (Ação Penal 470) devolvam imediatamente seus passaportes, o ministro-relator Joaquim Barbosa solicitou ao Ministério da Justiça a inclusão dos nomes dos 25 réus no sistema eletrônico da Polícia Federal, impedindo que os mesmos deixem o País sem autorização, o que poderia caracterizar fuga.

A decisão foi tomada com base em um pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que ficou preocupado com a ida de Henrique Pizzolato, antes do início do julgamento do processo, à Itália, para tratar de negócios pessoais, além da recente viagem do ex-deputado Romeu Queiroz a Curaçau, no Caribe.

“Na fase que se encontra o julgamento, parece-me inteiramente inapropriada qualquer viagem ao exterior por parte dos réus já condenados, sem conhecimento do Supremo”, disse Joaquim Barbosa, ministro do STF.

Condenado a prisão no processo do Mensalão do PT, junto com os alarifes José Genoino e Delúbio Soares, o ex-comissário palaciano se revoltou com a decisão tomada pelo ministro Joaquim Barbosa. “Na fase que se encontra o julgamento, parece-me inteiramente inapropriada qualquer viagem ao exterior por parte dos réus já condenados, sem conhecimento do Supremo”, escreveu o cassado Dirceu em seu blog.

Esse tipo de manifestação serve para incendiar os ânimos da sua hora de aduladores, mas é preciso reconhecer que existe o perigo iminente de fuga de alguns dos condenados. E por causa de alguns, todos pagam. Inclusive o revoltado José Dirceu, que deve se preparar para contemplar o nascer do astro-rei de forma geometricamente distinta.