Libertação de Cachoeira no começo desta quarta-feira tirou o sono de muitos poderosos em Brasília

Arquivo ambulante – À Justiça Federal concede liberdade ao contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que de deixou o complexo penitenciário da Papuda, em Brasília, aos quatro minutos desta quarta-feira (21).

A decisão de liberar Cachoeira é relacionada ao processo decorrente da Operação Saint Michel, do Ministério Público do Distrito Federal, que investigou a tentativa do contraventor de fraudar o sistema de transporte público no DF.

Preso desde o dia 29 de fevereiro, na esteira da Operação Monte Carlo, Cachoeira foi colocado em liberdade no regime semiaberto, mas como já cumpriu um sexto da pena de anos de reclusão, poderá recorrer da sentença em liberdade.

A liberação do contraventor goiano deve tirar o foco da entrega do relatório da CPI do Cachoeira, cujo relator, o deputado Odair Cunha (PT-MG), pediu o indiciamento do governador Marconi Perillo (PSDB), de Goiás, e do prefeito de Palmas, o petista Raul Filho, ambos por envolvimento com o bicheiro. No contraponto, o relator, que é um fantoche de luxo de Lula e José Dirceu, deixou de fora do relatório os governadores Sérgio Cabral Filho (RJ) e Agnelo Queiroz (DF), além de não investigar as dezenas de empresas laranja ligadas à Delta Construtora, que serviram para um desvio milionário de recursos públicos.

Com a saída de Carlos Augusto de Almeida Ramos da cadeia, os envolvidos no esquema que o deixaram na mão durante os meses de cárcere que se preparem, pois Cachoeira sabe muito mais do muitos imaginam. Apenas pala lembrar, Cachoeira tinha o hábito de gravar seus encontros.