Pena de João Paulo Cunha será decidida nesta segunda-feira pelo STF e deverá ser em regime fechado

Sol quadrado – Nesta segunda-feira (26) o Supremo Tribunal Federal retoma a dosimetria das penas dos condenados no processo do Mensalão do PT (Ação Penal 470), entre eles os deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e Roberto Jefferson presidente nacional do PTB.

Sol quadrado – No caso de João Paulo Cunha, que na última semana realizou uma plenária na cidade de Osasco e contou com a presença dos mensaleiros José Dirceu e José Genoino, o STF deverá definir por pena em regime fechado. Então presidente da Câmara dos Deputados à época do maior escândalo de corrupção da história nacional, João Paulo Cunha foi condenado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e duas vezes por peculato. Segundo os ministros da Suprema Corte, Cunha recebeu propina para favorecer a agência de Marcos Valério no contrato de publicidade com a Câmara

Serão determinadas também as penas dos deputados federais, Pedro Henry (PP-MT), Valdemar Costa Neto (PR-SP), do ex-primeiro-secretário do PTB Emerson Palmieri e de outros quatro ex-parlamentares: Bispo Rodrigues (ex-PL), José Borba (PMDB), Pedro Corrêa (PP) e Romeu Queiroz (PTB).

O Supremo terá de decidir se os parlamentares condenados perderão ou não o mandato imediatamente. O tema não é consenso entre os ministros, já que parte dos magistrados entende que a decisão cabe ao Congresso Nacional.