Procon-SP divulga lista com mais de 200 sites que devem ser evitados pelo consumidor

Muito cuidado – A lista de sites não recomendados pela Fundação Procon-SP está disponível no link “Evite esses sites”, contendo endereço eletrônico em ordem alfabética, razão social e número do CNPJ além da condição de “fora do ar” ou “no ar”. Confira a lista clicando aqui.

O Procon–SP recebeu reclamações sobre sites por irregularidades na prática de comércio eletrônico, principalmente por falta de entrega de produto adquirido pelo consumidor e não obtém resposta dos mesmos acerca da solução dos problemas.

De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, esses fornecedores virtuais não são localizados, inclusive no rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil, o que inviabiliza a solução do problema apresentado pelo consumidor.

Para Góes, é preocupante a proliferação desses endereços eletrônicos mal intencionados, que em alguns casos continuam no ar e lesando o consumidor. “Denunciamos os casos ao Departamento de Polícia e Proteção À Pessoa (DPPC) e ao Comitê Gestor da Internet (CGHI), que controla o registro de domínios eletrônicos no Brasil, porém o mais importante é que o consumidor consulte a mencionada lista antes de concretizar qualquer compra pela internet, evitando assim eventuais prejuízos.

Dicas

O Procon-SP mantém disponível no site o “Guia de Comércio Eletrônico” com dicas e cuidados que o consumidor deve ter ao comprar produtos ou contratar serviços pela internet.