Economia vai mal, a inflação resiste, governo aposta no consumo e Copom não mexe na Selic

Mistura explosiva – Há uma errada e preocupante combinação na economia brasileira. Ministro da Fazenda, o petista Guido Mantega, assim como fez no começo de 2012, afirmou que no próximo ano a economia nacional crescerá na casa dos 4%. É esperar para ver, pois por enquanto Mantega só deu bola fora.

Reunidos desde a última segunda-feira (26), o Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, anunciou na noite de quarta-feira que a taxa básica de juros, depois de dez reduções seguidas, permanecerá em 7,25% ao ano. Ou seja, a turma do Copom acredita no conto de que a inflação está sob controle. Somente quem sai às compras, em especial nos supermercados, conhece a peçonha da inflação.

Nesta quinta-feira (29), o Banco Central anunciou que as taxas de juro ao consumidor voltaram a cair em outubro, atingindo uma mínima histórica. O governo federal, que nada faz para reverter a crise, precisa de fatos externos para comemorar entre os muros do Palácio do Planalto.

Essa aposta do Copom e a irresponsabilidade do governo federal, que se recusa a fazer mudanças estruturais na economia, poderão desaguar em uma situação de reforço da inflação, pois as autoridades continuam apostando no consumo interno como saída para a crise.

No próximo ano começará o frenesi na seara das compras por causa da Copa das Confederações, situação que será reforçada com a chegada da Copa de 2014. O brasileiro que se prepare, pois a economia nacional está na marca do pênalti e não há como dar cartão vermelho para Dilma e Guido Mantega.