IBGE anuncia crescimento de 0,9% do setor industrial em outubro, mas não há o que comemorar

Macha lenta – Ainda ministro da Fazenda, o petista Guido Mantega não se importa em distorcer os fatos ao falar da modorrenta economia brasileira. Mantega continua sustentando que a economia nacional está em franca expansão e que a recuperação do PIB acontecerá até o final deste ano.

Nesta terça-feira (4), o IBGE anunciou alta de 0,9% da produção industrial em outubro, na comparação com o mês anterior, mas no ano a indústria registra queda de 2,9%, enquanto nos últimos doze meses o recuo é de 2,7%. Ou seja, o setor produtivo está recuperando parte da perda que vem acumulando nos últimos anos, até porque o Brasil vive um processo de desindustrialização, algo que apenas os palacianos insistem em não enxergar.

A situação da indústria brasileira diante da concorrência dos produtos internacionais é tão preocupante, que a Azalea-Vulcabras, maior calçadista do País, fechou doze fábricas na Bahia por causa da invasão de produtos chineses, o que gerou a demissão de 4 mil trabalhadores. Em 2011, o grupo demitiu 8.900 funcionários.

Em qualquer lugar que se vá nesse vasto Brasil não há um cidadão que deixe de reclamar da difícil situação econômica que o País enfrenta. As reclamações não escolhem classe social ou segmentos profissionais, ou seja, é generalizada.

Mesmo assim, Guido Mantega, endossado pela presidente Dilma Rousseff, continua afirmando que a economia está em franca expansão e que em 2013 o crescimento do PIB será de 4%. Discurso que foi usado no final de 2011 para falar sobre o comportamento da economia deste ano.

Fato é que o PT aniquilou a economia brasileira e deixou à sociedade a responsabilidade de se esforçar durante pelo menos cinco décadas para reparar os danos causados pelo messiânico e irresponsável Luiz Inácio da Silva, que anda fugido para não falar do escândalo que envolve a sua namorada, a arrogante e explosiva Rosemary Nóvoa de Noronha.