Cachoeira preso, Marcos Valério soltando a voz e Rosemary descontrolada: Planalto deve reforçar estoque de calmante

Editorial –

Os amigos e familiares dos integrantes da cúpula do PT e do governo da presidente Dilma que se preparem, pois os votos de paz na noite de Natal serão mentirosos. E não pode ser diferente, pois o Palácio do Planalto enfrenta três crises em diferentes frentes de batalha.

Definir qual dos três protagonistas é o mais perigoso é uma missão difícil, pois todos são arquivos ambulantes e podem explodir a qualquer momento. Condenado no processo do Mensalão do PT, o publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza adotou uma maquiavélica estratégia e começa a revelar em capítulos tudo o que sabe a respeito do maior escândalo de corrupção da história brasileira. A continuar assim, Valério provocará o desmonte do PT. E não foi por falta de aviso, pois o operador do Mensalão do PT disse que não pagaria a conta sozinho.

Acusado de ter cometido diversos crimes, Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira ficou calado até agora, pois no circuito entraram advogados indicados pelo PT, para que o contraventor goiano mantivesse a boca fechada. Dias após deixar a penitenciária da Papuda, em Brasília, Cachoeira foi condenado a 39 anos de prisão e foi recolhido a um presídio de segurança máxima. Considerando que Carlinhos Cachoeira tinha o hábito de gravar todos os seus encontros, tem muita gente sem dormir no Palácio do Planalto.

A última e mais preocupante bomba atende pelo nome de Rosemary Nóvoa de Noronha, a Marquesa de Garanhuns, que foi demitida da chefia de gabinete do escritório paulista da Presidência, após ser apontada pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, como o braço político de uma quadrilha que vendia pareceres técnicos de agências reguladoras. Rose, como é conhecida a namorada de Lula, não gostou de ser indiciada pela PF por formação de quadrilha e mandou novo recado ao PT.

No primeiro deles, levando-se em conta seu temperamento autoritário e por vezes explosivo, Rose comunicou à cúpula do PT e também a Lula que em caso de abandono contará o que sabe. Rose lembrou também que dependo da situação em que se encontrar poderá arrastar ao centro do furacão alguns nomes importantes do partido.

O maior eventual escândalo seria a evasão de divisas no valor de 25 milhões de euros, dinheiro que teria sido levado ao Porto, em Portugal, a pedido de Lula. A notícia se espalhou com rastilho de pólvora pela rede mundial de computadores, mas ninguém do PT ou o próprio Lula emitiu qualquer desmentido. Diz a sabedoria popular que quem cala consente.

Muito pior do que o pífio crescimento da economia em 2012, Dilma enfrenta momentos de tensão por causa da possibilidade de surgir um novo escândalo surgir a partir de uma das três frentes. Como Marcos Valério e Carlinhos Cachoeira já foram devidamente abandonados, agora é a vez de Rosemary Noronha.

Enquanto isso não acontece, o setor de compras do Palácio do Planalto deve correr para reforçar o estoque de calmante, pois essa trinca é capaz de deixar muita gente acordada durante longo período. E o vazamento das informações se dará em doses homeopáticas, pois assim o troco tem maior e mais duradoura eficácia.

O Editor