“O Palhaço” está fora da disputa de melhor filme estrangeiro no Oscar

Fora do páreo – O filme “O Palhaço”, de Selton Mello, já não segue na corrida pelo Oscar 2013. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta sexta-feira (21), os nove filmes que disputarão as cinco vagas restantes para a categoria de melhor filme estrangeiro do mais concorrido prêmio da indústria mundial do cinema.

A produção brasileira foi descartada em seleção que não produziu qualquer surpresa. “Amor”, de Michael Haneke, produção austríaca, chega como favorito ao prêmio. Outro concorrente de peso e que tem vaga garantida entre os cinco melhores é a comédia francesa “Intocáveis”, um filme sensacional e que movimentou as bilheterias do planeta, em 2012, tendo arrecadado com a venda de ingressos mais de R$ 420 milhões.

“A Feiticeira da Guerra”, do Canadá, e “O Amante da Rainha”, da Dinamarca, também têm chances de contar da lista final, a ser divulgada em 10 de janeiro.

Da América Latina, o chileno “No”, de Pablo Larraín, faz jus à ascensão registrada nos últimos meses e foi lembrado pelas centenas de membros da Academia, que assistiram aos 71 filmes inscritos para a categoria de melhor filme estrangeiro.