Morre no Rio José Vicente Brizola, que denunciou o PT por envolvimento com o jogo do bicho no RS

(Foto: Marcia Kaluma)
Minuto de silêncio – Morreu na manhã desta sexta-feira (28), no Rio de Janeiro, aos 61 anos, José Vicente Goulart Brizola, filho do ex-governador Leonel de Moura Brizola e pai do ministro do Trabalho, Brizola Neto. José Vicente estava internado no Hospital Miguel Couto desde o dia 13 de dezembro com quadro hemorrágico, o que provocou sua morte.

José Vicente brigou com os filhos por causa do espólio político do pai, assunto que terminou para uma delegacia do Rio de Janeiro e provocou uma enorme confusão familiar. A morte do filho de Brizola tira do caminho do PT um crítico ácido, em especial do ex-governador gaúcho Olívio Dutra, muito ligado ao ex-presidente Lula.

Para quem não se recorda, José Vicente presidiu a Lotergs, empresa de loterias do Rio Grande do Sul, e denunciou, entre 2004 e 2005, um esquema do governo do petista Olívio Dutra com o jogo do bicho. De acordo com o filho do ex-governador Brizola, ele foi pressionado a levantar recursos junto aos empresários da jogatina para as campanhas do PT a senador e a governador. Quem comandava os jogos ilegais no Rio Grande do Sul era ninguém menos que Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira. O que mostra que a relação do PT com a contravenção vem de longe. O escândalo alcançou repercussão nacional, obrigando Olívio Dutra a negar os fatos antes de sair de cena.

“Propuseram a mim que eu angariasse recursos, para a campanha majoritária do PT, perante esses concessionários de serviços públicos e, eventualmente, outros operadores de jogos, legais ou ilegais. Como me recusei, pediram-me, então, que eu apenas apresentasse as pessoas. Foi feito isso. Posteriormente, tive a notícia de que a empresa que geria o jogo Totobola teria contribuído com algo entre R$ 100 mil e R$ 150 mil — declarou José Vicente Brizola na CPI dos Bingos, em 2005.

A relação promíscua entre o governo do PT e a jogatina foi alvo de CPI na Assembleia Legislativa gaúcha, em 2001, mas o Ministério Público rejeitou as acusações contra Olívio Dutra e a maioria dos citados. Em depoimento, José Vicente afirmou que uma empresa do contraventor Carlinhos Cachoeira vencera uma licitação de forma “estranha”.

Na ocasião, o governo Olívio Dutra abriu concorrência para terceirizar produtos lotéricos. A empresa de Cachoeira ganhou a licitação, que acabou anulada. O bicheiro apelou à Justiça e obteve ganho de causa em primeiro grau. Muito estranhamente, o Palácio Piratini adotou silêncio obsequioso e não recorreu da decisão.