Vendas no varejo cresceram menos no País em 2012 do que nos dois anos anteriores

Pé no freio – O consumo no comércio varejista de todo o País registrou aumento de 6,4% em 2012, índice inferior dos dois anos anteriores, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Em 2010, as vendas cresceram 9,6% e, em 2011, 7,8%. Considerando apenas o mês de dezembro de 2012, período de maior movimento nas lojas, houve alta de 2,8%. Mesmo assim, é preciso aguardar até fevereiro para saber se cheques pré-datados emitidos na época do Natal serão honrados.

O resultado acumulado ficou próximo do registrado em 2009, ano posterior ao da crise financeira internacional, com efeitos sobre o desempenho dos negócios. Ainda assim, naquele ano, o movimento no comércio foi 6,1% superior ao de 2008.

Ao longo de 2012, houve maior demanda nos segmentos de material de construção (7,6%) e de móveis, eletrônicos e informática (7,7%). Em ambos os segmentos, as atividades foram estimuladas pela redução de impostos, a exemplo do que ocorreu no setor de veículos, motos e peças, cujas vendas cresceram 4,7%. O aumento só não foi maior por causa do elevado nível de inadimplência, explicaram os analistas da Serasa.

De acordo com a empresa de consultoria, a boa oferta de emprego e renda impulsionou o crescimento de 4,1% das compras feitas nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. Segundo os analistas, por causa do aumento da inflação no setor alimentício verificada em 2012, a alta da atividade varejista do segmento não foi mais significativa. (Da redação do ucho.info com informações da Agência Brasil)

Nos setores de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, as vendas aumentaram em ritmo mais lento do que nos demais (3%). No caso de combustíveis e lubrificantes, houve expansão de 1,8%.