Dilma cobrará de Edison Lobão solução para os reservatórios das usinas, mas a saída é chamar o pajé

Sinuca de bico – O tempo é o senhor da razão e o ser humano, via de regra, morre envenenado pela peçonha da própria língua. Braço direito do messiânico Lula, apresentada aos eleitores brasileiros como a “gerentona” do governo e a garantia de continuidade, a presidente Dilma Rousseff começa a ser vítima do próprio ufanismo.

Para dar continuidade ao projeto de poder do Partido dos Trabalhadores, que tenta instalar no Brasil uma ditadura nos moldes da já existente vizinha Venezuela, Dilma embarcou no discurso fácil de que tudo de errado que aconteceu no País nos últimos tempos decorria da incapacidade da oposição, que esteve no governo central durante oito anos. Desde quando ainda era chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff sempre zombou dos brasileiros ao falar sobre apagões e racionamento de energia elétrica.

Falava como se fosse uma enviada do Senhor, de tão magnânimo que era seu discurso, que garantia que o Brasil jamais enfrentaria qualquer tipo de problema em relação ao fornecimento de energia. Desde então, o País tem sido alvo de sucessivos apagões elétricos, sendo que os especialistas do setor começaram a invalidar todas as desculpas esfarrapadas apresentadas por Dilma. A mais recente informação, dada pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema, Hermes Chipp, dá conta que o sistema de transmissão de energia precisa ser melhorado de forma substancial. Como isso não acontecerá no curto prazo por falta de recursos, pois exigiria altos investimentos, Chipp afirmou que o País continuará correndo o risco de novos apagões.

Para piorar a situação, o nível de água dos reservatórios das usinas geradoras é tão baixo quanto o de 2001, quando o País enfrentou um período de racionamento de energia. Na reunião que faz nesta quarta-feira (9) com especialistas do setor elétrico, Dilma cobrará do ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, uma solução para o problema dos reservatórios. Dilma, que, dizem, é especialista no assunto, deveria saber que um simples raio não deixa quase duas dezenas de estados no escuro, assim como a água dos reservatórios das usinas depende das chuvas que não caem. Ou seja, depende da natureza, que até outro dia era culpada pelos apagões da era petista.

Pelo que se sabe, Edison Lobão, que nada entende de energia, manda no Maranhão, juntamente com José Sarney, mas ele ainda não conseguiu a proeza de mandar chover. Se Dilma quer sair dessa sinuca política que evidencia ainda mais a incompetência do governo do PT, que promova uma pajelança de primeira no terceiro andar do Palácio do Planalto.