Lula será investigado com base nas denúncias de Valério e castelo de mentiras do petista pode ruir

Linha de tiro – Quando operava financeiramente o Mensalão do PT, Marcos Valério Fernandes de Souza era bem tratado pela legenda que patrocinou o período mais corrupto da história nacional, até porque o publicitário mineiro viabilizou, entre tantas coisas, a compra de parlamentares no Congresso Nacional, que da noite para o dia transformaram Lula na versão tropical de Messias.

Quando estourou o escândalo de corrupção, em 2005, e Marcos Valério revelou muito pouco do que sabia na CPI doas Correio, pois ainda acreditava no pacto criminoso que fizera com os envolvidos no esquema, o PT começou a abandoná-lo, mas em movimentos muito mentos e bem espaçados.

Depois que revelou à Procuradoria-Geral da República novos detalhes sobre o esquema criminoso e envolveu o ex-presidente Lula, Marcos Valério, condenado a quarenta anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Penal 470, passou a ser alvo de ataques de petistas, que não queriam ver o ex-metalúrgico sendo investigado. A primeira reação foi desqualificar o depoimento de Valério e alegar que era um condenado, como se José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e João Paulo Cunha formassem um quarteto de anjos barrocos.

De chofre o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que analisaria o depoimento de Marcos Valério, assim como as provas apresentadas, para então decidir o que fazer. Feito isso, Gurgel decidiu na terça-feira (8) enviar à primeira instância do Ministério Público Federal o processo para que Lula seja investigado.

Com o avanço das investigações o Brasil conhecera muitos outros detalhes do Mensalão do PT, como, por exemplo, que foi o maior alimentador do caixa do esquema, como funcionaram os empréstimos fictícios e quanto em dinheiro pertencente ao partido foi repatriado pelos bancos acusados de participação na operação que tinha como objetivo descarregar R$ 1 bilhão nos cofres petistas.

Fora isso, será possível detectar a conexão entre o Mensalão do PT e o caso do covarde e bárbaro assassinato de Celso Daniel, então prefeito de Santo André, que pagou com a vida o fato de discordar do destino dado ao dinheiro das propinas arrecadadas junto a empresários da importante cidade do ABC paulista.

A oposição que se prepare, pois a cibernética tropa de choque petista reforçou suas ações, inclusive com calúnias contra alguns adversários da legenda e intimidação de jornalistas que conhecem a fundo o maior caso de corrupção do País e noticiam as verdades apenas por cumprimento do ofício, ao contrário de alguns outros que recebem verdadeiras fortunas dos cofres públicos para defender o partido que se transformou em organização criminosa.

Desde as recentes acusações feitas por Marcos Valério, o ex-presidente tem fugido da imprensa, comportamento que foi reforçado depois do escândalo envolvendo Rosemary Nóvoa de Noronha, a Marquesa de Garanhuns, ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo e que se apresentava como namorada do petista.

Lula deve ao menos uma explicação ao povo brasileiro, sob pena de ao se recusar a fazê-lo jogar no lixo a própria história, que se analisada a fundo chega-se à conclusão que de lá jamais deveria ter saído. Enfim, como disse certa vez o próprio Lula, um conhecido comunista de boteco de porta de fábrica, “nunca antes na história deste país”.