Realidade dos fatos impede que palacianos falem em crescimento da economia e controle da inflação

A verdade nua – O discurso oficial que emana da Esplanada dos Ministérios garante que a economia crescerá em 2013, diferentemente do que ocorreu no ano passado, que o avanço do PIB foi de 0,98%. No mesmo palavrório as autoridades do gueto econômico do governo da presidente Dilma Rousseff garantem que a inflação estará sob controle. Entre o índice de inflação anunciado pelo governo e o real há uma monumental distância, que pode ser facilmente conferida em qualquer supermercado do País.

Ambas as afirmações, a do crescimento da economia e a do controle da inflação, começam a se esfarelar diante da realidade dos fatos que se apresentam. Por pressão da Petrobras, que não mais suporta os prejuízos provocados pelo governo petista, o preço da gasolina subirá em algum momento. O que acarretará aumento em cascata em todos os segmentos da economia.

A grave situação que enfrenta o setor energético nacional é outro fator que reforçará a resistência da inflação. A energia custará mais por causa do acionamento das usinas termelétricas, que consumirão mais gás, provocando o aumento do preço do produto muito utilizado pela indústria.

Um assunto que tem tirado o sono da presidente Dilma é o iminente aumento da tarifa de ônibus na cidade de São Paulo, agora sob o comando do companheiro Fernando Haddad. Como o subsídio municipal às empresas de ônibus não foi majorado no orçamento deste ano, a saída para equilibrar a contabilidade das companhias de transporte público será o aumento do preço da passagem, que impacta no cálculo da inflação.

No setor de alimentação, produtos considerados básicos e que não podem faltar na mesa do brasileiro também devem ter aumento de preço. Depois de um aumento de 10% no início deste ano, a saca do trigo deve sofrer novo reajuste em breve. Esses aumentos refletirão nos preços de produtos fabricados com farinha de trigo, como pães, massas e doces.

Resumindo, as autoridades palacianas podem estar usando óculos que permitem enxergar o paraíso em um cenário tipicamente luciferiano. Mas não se apoquente, caro leitor, pois o PT já mostrou que é capaz de milagres.